Neste simples experimento caseiro você vai ver que com três ingredientes comuns encontrados na sua casa podemos criara uma “serpente” de carbono puro =D
Você vai precisar de:
- Açúcar comum;
- Bicabornato de Sódio;
- Álcool;
- Um liquidificador;
- Uma garrafa PET cortada próxima a tampa;
- Uma chave de fenda;
- Uma forma de Alumínio;
- Areia.
Como fazer:
Antes de tudo, se você for uma criança, realize o experimento com o auxílio de um adulto.
Primeiramente você vai precisar criar os “ovos” da serpente. Para isso, é preciso colocar 1 colher de bicabornato de sódio e 4 colheres de açúcar no liquidificador e bater por 2 minutos. Após isso, você deverá pegar a garrafa cortada, deixa-la de ponta cabeça e colocar o a mistura obtida no liquidificador dentro dessa garrafa, umedecer essa mistura com álcool e prensa-la com a chave de fenda no bico da garrafa. Deixe o álcool secar e retire o “ovo” do bico da garrafa utilizando novamente a chave de fenda. Você pode repetir este procedimento para fazer mais ovos.
Agora que você possui os “ovos da serpente”, deve preparar o terreno para ela. Pegue a forma de alumínio, encha-a com areia umedecida com álcool e posicione os “ovos” na mesma, lado a lado.
Agora, mantenha a garrafa de álcool longe e com muito cuidado coloque fogo nos “ovos” da serpente. Observe de longe a reação e veja como é incrível as serpentes se formando!
Por que isso ocorre?
O que faz a serpente subir é a combustão da sacarose (C12H22O11), que é o nome químico do açúcar. Quando ele queima, parte vai embora na forma de gás carbônico e outra na forma de água. Porém, uma porção do carbono fica e cresce formando a serpente. Já o bicarbonato de sódio, ao ser queimado, se decompõe e forma água e gás carbônico. Esse gás forma bolhas que fazem o experimento ficar cada vez maior. Dicas: - Faça a experiência fora de casa para evitar acidentes com fogo.
- Guarde o álcool bem longe e, para você não se queimar, tome bastante cuidado ao jogar o palito de fósforo aceso.
- Tenha água por perto para apagar o fogo em caso de emergência. ;)
Veja a nossa experiencia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário