terça-feira, 31 de março de 2015

Sal em Água

Muitas pessoas pensam que quando colocamos o sal de cozinha na água ele reage e, por isso a água fica salgada. Porém, essa conclusão errônea e nesse experimento você vai poder ver porquê.

Você vai precisar de:

- Uma xícara (de café) com água (H2O);

- Uma colher (de sopa) rasa com Sal de Cozinha (NaCl);

- Uma chaleira de café pequena;

- Um fogão a gás.

Como fazer:

Antes de tudo, se você for uma criança, realize o experimento com o auxílio de um adulto.

- Coloque a colher com Sal na xícara com água e misture bem até que a água fique transparente novamente;

- Após isso, transfira a água com sal da xícara para a chaleira de café e leve-a ao fogão, deixando-a ferver até que toda água evapore;

- Espere a chaleira esfriar e observe o que está no fundo dela. Você vai perceber que o mesmo Sal que você colocou na água no início do experimento está no fundo da chaleira.

Por que isso ocorre?

Quando colocamos o sal na água, ele não reage com a água e sim se dissolve nela. Por isso não conseguimos mais enxerga-lo, as moléculas de NaCl (Sal) se misturam com as moléculas de H2O (Água) e se tornam uma mistura homogênea transparente. Na química, são utilizados alguns conceitos: o Sal é identificado como soluto; a Água como solvente; e, o Sal e Água juntos como solução. Quando colocamos a solução para ferver, elevamos sua temperatura a aproximadamente 100ºC, nessa temperatura a água passa do estado líquido para o gasoso e vai embora na forma de vapor d’água pois o ponto de ebulição dela é em 100ºC, isto é, o ponto de ebulição é uma determinada temperatura específica para cada substância passar para o estado gasoso, no caso da água, 100ºC. O soluto, NaCl tem seu ponto de ebulição em 1413ºC, por isso ele não evapora junto com a água e permanece no fundo da chaleira. Portanto, o Sal não reage com a Água e sim, se dissolve nela deixando-a salgada.

Dicas:

- Fique longe da chaleira enquanto a água estiver fervendo e espere-a esfriar bem para não se queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário